Cuidados com o Bebê no Outono Inverno

Cuidados com o Bebê no Outono Inverno

Outono chegou, a temperatura começou a baixar e a coragem de fazer atividades ao ar livre com seu bebê vai embora.  Começamos a encher o bebê de roupas e ficamos intocados dentro de casa. Sim, é verdade que com o frio, seu bebê vai precisar de cuidados especiais para garantir que fique confortável, mas não podemos esquecer que é super importante que ele permaneça ativo para ficar saudável.

Por isso separamos algumas dicas úteis para deixar essa fase mais tranquila aí na sua casa:

 

Cuidados em casa:

Deixe a casa limpa e arejada sempre! 

No quarto do bebê, em especial, evite objetos que possam acumular poeira e ácaros, como cortinas, tapetes e carpetes pesados e difíceis de lavar, bichos de pelúcia e objetos que acumulam pó e consequentemente possam embolorar. Caso a umidade do ar esteja baixa, usar umidificadores pode ser uma boa opção para garantir que o seu filho fique confortável.

Quarto do bebê com poucos objetos decorativos ou tapetes, facilitando o cuidado durante o frio

Roupas:

É bem importante agasalhar seu filho nos dias frios, mas cuidado para não deixar ele enrolado em  cobertas grossas ,  luvas ,  meias e um boné por tempo demais e de forma exagerada, pois pode impedi-lo de se mover facilmente e deixá-lo irritado. Portanto, faça com que ele use roupas de acordo com a temperatura ambiente e opte por roupas que cubram totalmente o corpo, mas que ainda assim deixem ele livre para se movimentar. Você também pode fazê-lo usar luvas e meias – elas manterão seu pequeno aquecido e o farão dormir tranquilamente durante a noite. Escolha roupas de tecidos leves e em camadas. Mesmo que esteja frio, é melhor ter a opção de retirar as peças nas oscilações de temperatura, muito comuns nesse período. Os bebês precisam transpirar e isso é muito importante para garantir conforto e saúde.

Bebê agasalhados para ficar confortável e saudável em um dia frio

Passeios e atividades ao ar livre:

A menos que esteja absolutamente frio ao ar livre, não há problema em sair de casa de vez em quando para respirar um pouco de ar fresco. Mas garanta que seu bebê esteja protegido da cabeça aos pés. Qualquer exposição da pele ao vento frio poderia deixá-lo desconfortável rapidamente. Certifique-se de que os dedos dos pés do seu bebê estejam um pouco mais frios e a barriga esteja no lado mais quente. Este é o sinal ideal de que o corpo do seu bebê está na temperatura certa.

Não esqueça que a exposição solar diária é essencial para a saúde, então, sempre que possível, deixe seu pequeno brincar ou passear ao sol e na medida do possível deixe alguma parte do corpo descoberta para garantir doses de vitamina D.

Bebê em atividade fora em um dia frio cuidados que deve se ter

Cuidados com a Pele:

A pele do seu pequeno será extremamente sensível e o ar do inverno pode deixá-la seca. Para manter a pele do seu filho macia e saudável, use um bom hidratante na pele dele. Opte por cremes para a pele ou hidratantes feitos para a pele do bebê.

Além disso, evite usar sabonetes e xampu em excesso, esses produtos vão roubar a umidade de sua pele e deixá-la seca.

Alimentação:

Cuidar da alimentação é o primeiro passo para proteger os pequenos da chegada do frio. Quanto mais saudável e rica em nutrientes, melhor para reforçar a imunidade. Por isso, aproveite a variedade de frutas que o outono traz. No caso do bebê que mama no peito, o leite materno é o alimento completo e perfeito.

Além de tudo isso, não esqueça que a hidratação é essencial, principalmente no clima seco. Ofereça água à criança diversas vezes por dia.

 

Sempre vale lembrar que o pediatra é a melhor fonte de informações sobre o que pode ou não pode ser feito em cada caso e criança, por isso mantenha a rotina de acompanhamento com ele e já aproveite para levar a listinha de todas as tuas dúvidas.

Gostou das dicas? Então salve ela no seu Pinterest para lembrar depois :)

5 importantes cuidados para ter com o bebê durante o outono e dias frios 

Voltar para o blog