No primeiro ano de vida, os bebês geralmente dormem por um total de 14 a 16 horas por dia. Com isso em mente, eles passarão uma parte do tempo no berço, então, como pais, temos que garantir que o berço esteja de acordo com os padrões de segurança para nos dar tranquilidade. Abaixo segue algumas recomendações de como deixar o berço do seu bebê confortável e seguro.
1) A compra do Berço
Procure por um Berço que seja testado e certificado em laboratório, esses vão garantir a segurança para seu filho, também confirme se a tinta do berço não é tóxica. A pintura descascada ou rachada também pode representar um perigo para o seu bebê.
2) Verifique se ele foi montado corretamente
Antes de colocar seu Bebê no Berço, verifique se ele foi montado corretamente, os parafusos não devem estar faltando, colocados incorretamente ou soltos. Os suportes e demais ferragens também devem ser instalados corretamente e não devem faltar peças. Você deve verificar o berço periodicamente para garantir que nada se soltou e não há danos que possam representar um problema de segurança.
3) Colchão para o Berço
Você deve escolher um colchão que se encaixe perfeitamente dentro do berço, que seja firme o suficiente para não afundar quando você pressionar a mão nele. Escolha um colchão que seja anti-ácaro, anti-fungo, e recomendamos sempre erguer e virar o colchão a cada 15 dias para fazer a ventilação necessário do colchão e do berço.
4) Acessórios no Berço
Evite colocar Brinquedos de pelúcia dentro do berço, eles vão aprender a amar seus bichos de pelúcia em breve, mas nesse momento não é recomendado pois representam um risco de asfixia que pode colocar seu bebê em perigo. Os cobertores também não são recomendados para serem colocados no berço, pois também podem aumentar o risco de asfixia. Em vez de cobertores, opte por mantas mais leves ou swaddles que seu bebê possa usar.
5) Temperatura e Iluminação
Para garantir o conforto de seu bebê manter o ambiente fresco é fundamental, o superaquecimento é um fator de risco, sempre deixar na temperatura ambiente. Mantenha o ambiente mais escuro, considere usar cortinas blackout para ajudar no sono diurno. A noite, use luzes noturnas ou lâmpadas de baixa potência para ver quando você está verificando seu bebê ou trocando fraldas.
Agora é só seguir nossas recomendações e garantir segurança e conforto para seu bebê em seu bercinho.