Brincadeiras Que Estimulam o Aprendizado Infantil

Brincadeiras Que Estimulam o Aprendizado Infantil

Sempre estamos em constante evolução e aprendizado, quando somos crianças, isso é ainda maior. Muitas habilidades que possuímos na vida adulta, são frutos de aprendizados que adquirimos na infância.

Mas você sabe a real importância disso?

O desenvolvimento não ensina apenas as coisas básicas, como falar, se comportar ou andar. Cada estímulo afetará de forma direta a forma o modo de viver e sua postura na fase adulta.

Center on the Developing Child, de Harvard, estuda o desenvolvimento infantil e como eles afetam no dia a dia, impactando diretamente no profissional, na busca por objetivos, no cumprimento de tarefas diárias e, até mesmo, como se tornarão quando forem pais. Eles criaram um guia que torna essa fase muito mais fácil, ensinando aos papais e as mamães atitudes que devem ser tomadas para incentivar o aprendizado. 

O maio objetivo foi mostrar que focar a atenção, planejar, traçar objetivos, controlar a emoção, dentre outros fatores, são características que possuem necessidade de serem ensinadas e desenvolvida já nas primeiras fases, até o início da sua vida adulta. 

Conforme o estudo, também, crianças que não possuem estímulos tendem a ser mais procrastinadoras, com problemas de convívio social, dentre outras coisas. Por isso tamanha necessidade para incentivar o seu pequeno grande amor. 

Mas calma, mamãe e papai, não precisam se assustar. Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja com brincadeiras, jogos ou atividades simples, mas que podem gerar um grande resultado. 

Hoje separamos algumas atividades por fases que você pode fazer para ajudar o seu pequeno!

6 a 18 meses

Nessa fase um dos maiores objetivos dos pais e das mães é ajudar na retenção de informações, exercitando a memória. Aumentar a atenção é o foco principal! Por isso as brincadeiras mais recomendadas são:

"escondeu, achou"

Empilhar blocos e demais brinquedos, pedindo sempre para o bebê fazer o mesmo

Esconder um brinquedo embaixo de um pano e pedir para a criança fazer o mesmo

Dar nomes em voz alta a brinquedos que a criança goste. (É muito importante que você fale certo para a criança saber a forma correta já na primeira fase)

18 a 36 meses

Nesta fase é hora de desenvolver habilidades de comunicação, ensinando a seguir regras e promover a reflexão. Nessa hora, atividades rotineiras podem ser muito importantes! Aqui vão algumas sugestões:

Brincadeiras que são atividades rotineiras, como lavar a louça ou, até mesmo, varrer a casa.

Pedir para a criança ajudar a organizar seus brinquedos, de acordo com cor, tamanho ou forma.

A fala é muito importante, saber ouvir o seu pequeno e estimula-lo a falar. 

3 a 5 anos

Como é uma fase com salto muito grande, é preciso ensinar sobre deveres, regras e como gerar mais independência. 

Estátua é uma ótima opção, assim como ensinar a se equilibrar sobre uma linha marcada no chão.

É importante explorar a imaginação, brincando de profissões, como professor, médico, dentre muitas outras. 

Além disso, uma ótima ideia é colocar o seu pequeno para lhe ajudar em algumas refeições, para ele começar a aprender alguns processos. Comece com o básico, como o lanche da escola, e vá para outras, como o jantar.

5 a 7 anos

Uma fase mais crítica, entre os 5 e 7 anos é preciso ensinar sobre autocontrole, planejamento, flexibilidade e, principalmente, concentração.  A medida que os pequenos vão crescendo é preciso também pensar em como evitar conflitos, praticar isso com eles é, também, muito importante. 

Um brincadeira que pratica tudo isso é a dança das cadeiras 

Um jogo de tabuleiro com regras e desafios

Caça-palavras e quebra-cabeças.

7 a 12 anos

A medida que os pequenos vão crescendo, aumentar a complexidade das atividades é inevitável. Existem alguns estímulos que são essenciais. Ele deve envolver regras, total atenção e flexibilidade. 

Busque brincadeiras que envolvam o corpo e mente, como pular corda, caça palavras e/ou aprender algum instrumento musical.

Agora que você já sabe algumas ideias, que tal escolher móveis que façam a diferença nessas fases? Aqui na Quater Exclusive você encontra as melhores opções para fazerem parte do quartinho. Berços, cômodas, camas ou armários, nós lhe garantimos alta qualidade e durabilidade. Clique aqui e confira! 

Caso esteja com dúvidas as respeito da nossa qualidade, basta ler nosso último post do blog, na qual falamos sobre a Qualidade que somente os móveis da Quater Exclusive possuem. Clique aqui para ler! 

    Voltar para o blog