A Importância de Escolher um Berço Certificado pelo INMETRO

A Importância de Escolher um Berço Certificado pelo INMETRO

Os primeiros meses de vida de uma bebê são repletos de descobertas tanto para os pais quanto para os pequenos. Durante a gestação, um dos momentos mais especiais é a preparação do quartinho, e cada detalhe faz toda a diferença para garantir conforto e segurança.

Entre os itens mais importantes está o berço, onde o bebê passará boa parte do tempo, principalmente os primeiros meses. Por isso, é fundamental  escolher um modelo que seja seguro e confiável.

Um ponto essencial a se observar é se o berço posui a certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) Essa certificação garante que o produto passou por rigosos testes de qualidade e atende a normas de segurança especificas, como a distância adequada entre as grades, ausência de partes cortantes, estabilidade e resistência do material.

O Que é o INMETRO?

O INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é o orgão responsável por avaliar, fiscalizar e aprovar a comercialização de produtos no Brasil. No caso dos berços, sua atuação é essencial para garantir a segurança e a qualidade. 

Por Que o INMETRO é Tão Importante?

Durante a avaliação, o INMETRO analisa uma série de critérios técnicos que verificam se o berço oferece segurança real para o bebê. São observados os espaçamentos entre as grades, altura adequada, ausência de bordas cortantes ou cantos vivos que machuquem o bebê, resistência e estabilidade da estrutura.

1.Teste de Impacto

No teste de impacto, o berço é testado como se o bebê estivesse chutando, balançando ou se pendurando nas grades.

Mesmo com esses movimentos, nada pode quebrar, rachar ou se soltar. Isso garante que o berço continue seguro e funcionando direitinho, protegendo o bebê em qualquer situação.

2.Verificação das Bordas

Nesta parte as bordas são verificadas. As bordas dos nossos berços são sempre arredondados. Isso significa que não há canto pontudos ou cortantes, deixando o berço mais seguro. Assim, mesmo que o bebê se apoie ou tente se movimentar, não corre o risco de se machucar. 

3.Estabilidade

O berço é testado para garantir que não tombe, ou seja, não vire ou caia de lado. Mesmo com o bebê se mexendo bastente, o berço precisa continuar firme e estável, como no dia a dia.

4.Fixação da Base e Colchão do Berço

A parte onde o colchão fica (o estrado) deve estar bem firme. A criança, mesmo se levantar, ajoelhar ou se movimentar bastante, não pode conseguir soltar ou mover essa base.

A única forma de ajustar a altura do estrado é com ferramenta, usada por um adulto, como está explicado no manual. Isso garante mais segurança e evita acidentes.

5.Espaço Entre o Colchão e o Berço

O colchão precisa se encaixar certinho no berço, sem deixar espaços maiores que 3 centímetros nas laterais ou nas pontas. Isso evita que o bebê prenda os braços, pernas, ou até a cabeça enquanto dorme ou se movimenta, garantindo mais segurança durante o sono.

Mais que um Berço, uma Escolha de Confiança!

No fundo, o que realmente importa é saber que seu filho(a) estará seguro e confortável mesmo em momentos que você não estiver por perto. Por isso a escolha de um berço certificado pelo INMETRO é tão importante, para trazer conforto ao seu bebê e tranquilidade a você.

Cada detalhe técnico é analisado de forma rigorosa, com um único objetivo: evitar riscos e garantir que o produto cumpra com a sua função sem machucar seu pequeno. Então se atente na hora da compra, e garanta que o berço escolhido possua certificação.

Na Quater, todos os nossos berços são certificados pelo INMETRO. Isso significa que nossos produtos seguem rigorosamente as normas de segurança e passaram por testes que simulam situações reias do uso do dia a dia.

Mais do que apenas um móvel, o berço será o espaço de aconchego e proteção do seu bebê.

Conheça nossos modelos de berços: https://www.moveisquater.com.br/collections/bercos-de-bebe-quater

Voltar para o blog