5 primeiros sinais de gravidez

5 primeiros sinais de gravidez

Durante a gestação é evidente que ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher. O aparecimento dos sintomas varia de mulher para mulher, eles podem surgir devido ao atraso menstrual, que ocorre entre 7 dias ou 14 dias após a data prevista da menstruação, ou como podem também passar despercebidos. Muitas vezes podem ser confundidos com sinais pré menstrual ou, mais conhecido como a famosa, TPM. 

 

Hoje separamos os 5 primeiros sinais de gravidez e, em seguida, separamos por semanas de gestação, para assim, te ajudar a tirar a pulguinha que pode estar atrás da orelha. Mas, é claro, alertamos que é muito importante fazer um teste de gravidez, tanto de farmácia quanto de sangue, que garantirão um resultado exato a você. 

 

1 - ATRASO MENSTRUAL 

 

Esse é um dos primeiros sintomas, mas nem sempre ele pode ser confirmado como uma gravidez. A alteração hormonal pode fazer com que ela atrase, seja devido a gravidez ou a alteração de métodos concepcionais! 

Mas, muitas mulheres se iludem, pois pode ocorrer um pequeno sangramento, na qual não é menstruação e, sim, um sangramento vaginal, ocorre quando corresponde à implantação do óvulo no útero, ou seja, quando se acomoda na cavidade uterina. 

 

2 - CÓLICAS ABDOMINAIS 

 

As cólicas são muito comuns durante a vida das mulheres, elas ocorrem normalmente em períodos de grande mudanças hormonais sendo elas na gravidez ou no período menstrual. Ao contrário do período menstrual, na gravidez as cólicas surgem sem sangramentos. 

Além disso, a mulher pode começar a observar mais inchaço em seu corpo e, mais especificamente, na barriga. Isso ocorre devido às ações dos hormônios sobre os tecidos do útero e todo aparelho reprodutor. 

 

3 - NÁUSEAS E VÔMITOS

 

Todo mundo conhece uma gravidinha que teve muito enjoo. Esse é um fator muito comum ao estar grávida, devido às intensas variações hormonais, a mulher tem tendência a ficar mais sensível a cheiros, como de comida, perfume, cigarro, gasolina, dentre muitos outros. Juntamente com isso, surgem os vômitos e náuseas.

Mas não se engane, eles podem ser tanto em qualquer hora do dia, quanto matinalmente, o que é mais frequente. Isso é muito comum que as mamães sintam logo nas primeiras semanas de gravidez, podendo irem até a 8 e 12 semanas. No entanto, isso, como outros sintomas, variam de mulher para mulher.

 

4 - MAMAS SENSÍVEIS 

 

Devido às grandes alterações hormonais, um dos primeiros sinais que podem ser vistos é o aumento da sensibilidade dos seios ou, até mesmo, seu escurecimento! Isso acontece porque o tecido mamário é extremamente sensível a alterações hormonais, tanto que quando começamos um novo método concepcional, podemos notar algumas diferenças e as mamas mais sensíveis. É um dos primeiros locais do corpo que se preparam para a chegada de um bebê. 

Por mais que possa ser notada nas primeiras semanas, muitas mulheres só notam esse desconforto e essa dor após 3 ou 4 semanas de gestação, juntamente com alterações nos mamilo e aréola, podendo ficar mais escuras!

Logo após a fecundação o corpo da mulher entra numa fase de grandes alterações hormonais e um dos primeiros sinais que pode ser identificado é o aumento da sensibilidade nas mamas. Isso acontece porque o tecido mamário é muito sensível a alterações hormonais, sendo um dos primeiros locais do corpo a se preparar para a gravidez.

5 - CANSAÇO E ALTERAÇÃO DE HUMOR

 

Muitas grávidas começam a ter fadiga ou cansaço excessivo entre a 3 ou 4 semana de gestação, porém isso é muito variável, existem mulheres que relataram que apresentaram um cansaço muito grande após a fecundação. Geralmente ele está ligado com o aumento do hormônio progesterona no corpo, que tem como principal efeito colateral um aumento da sonolência e diminuição da energia durante o dia!

 

Já a variação de humores são outros sintomas que podem surgir durante as primeiras semanas e que, muitas vezes, as mulheres confundem com um sinal de tensão pré-menstrual. Sendo apenas confirmadas quando a mulher obtém o teste positivo de gravidez. Isso acontece devido à oscilação hormonal, como outros sintomas, que fazem a mulher ter sentimentos de alegria e, imediatamente, sentir irritabilidade ou tristeza.

 

Agora que você já sabe alguns sintomas, confira a seguir quais sintomas ocorrem em quais semanas de gravidez:

Primeira semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal.

Segunda semana: Mamas sensíveis, enjoo a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente.

Terceira semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum).

Quarta semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Quinta semana: Cólica abdominal e inchaço, náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.

Sexta semana: Constipação intestinal – Aumento do cansaço e sono – Alterações no paladar – Aversão a odores e cheiros.

Está com dúvidas se está grávida?

 

A evidência de uma gravidez inicial é a ausência de menstruação para quem possui uma vida sexual ativa. Sem dúvidas uma das melhores formas de confirmar que está grávida é fazendo o teste Beta Hcg, ele possui 100% de eficácia, tirando aquela dúvida que está atrás da orelha. De preferência, ele deve ser feito após o quinto dia de atraso menstrual, contando o primeiro dia a partir do 1° dia que deveria ser a menstruação. 

Voltar para o blog